domingo, 4 de dezembro de 2016

É mesmo proibido julgar ? Vamos analisar em que condições Jesus está dizendo.


          Desde cedo nós ouvimos este texto mencionado por Jesus e a frase posta sobre ele por quase por todas as pessoas, é que não se pode julgar os outros. O que ninguém explicou é todo o texto.        
 Será que é isto mesmo que Jesus está falando,ou ele realmente está nos dizendo isto com algumas observações? 
         Primeiro precisamos entender o que o dicionário nos define sobre o que é julgar. Julgar é sentenciar uma pessoa,e todos nós sabemos que existem muitas situações em que julgar é totalmente errado,isso é um fato é também muito serio. leia toda a postagem para entender o raciocínio lógico a luz da Bíblia.
      O que acontece hoje é que usamos DE MANEIRA ERRADA as palavras de Jesus como um argumento de que temos que acertar tudo o que as pessoas dizem ou falam,sem pronunciarmos qualquer juízo de valor contrário, é isto também é muito sério, por isto tem pessoas escravizadas até hoje na mão de pessoas fraudulentas ,e repreensiveis. Oque quero te propor é uma visão Bíblica do assunto,sem achismos e falácias vazias sem argumentos.

    Vamos a exegese do texto que Jesus ensinou."Não julgueis, para que não sejais julgados.
Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também.
Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio?
Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu?
Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão.
Não deis o que é santo aos cães Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos dilacerem." (Mateus 7:1-6)

    Precisamos esclarecer aqui alguns pontos chaves desta questão,porque como digo,muitos vão continuar suas má açoes na igreja usando estes vercículos para aterrorizar os sem conhecimento,e o propósito do nosso blog é justamente este,esclarecer as escrituras como ela é.

1) Ele está proibindo o julgamento hipócrita, a pessoa querer julgar os outros sem olhar os seus próprios erros,coisa que todos nós nas nossas imperfeições temos,mas devemos nos esforçar dia a dia para sermos parecidos com Cristo,este é o significado do nome Cristão.

2) Em seguida, uma vez que enxerguemos com clareza, o próprio Senhor determina que tiremos o argueiro do olho do nosso irmão. Ele não quer que alguém cego com um tronco de árvore no olho, tente tirar um cisco no olho de outro

3) Agora,observe com clareza o que ele diz no vercículo (6), esta realmente  só pode ser obedecida se de fato julgarmos. Porque, me diz uma coisa: Como poderemos evitar dar  nossas coisas preciosas aos cães e aos porcos sem primeiro chegarmos a uma conclusão sobre quem se enquadra nesta categoria?   O que Jesus está dizendo aqui é que há pessoas que se comportam como estes animais,estas não vêem nenhum valor no que temos que são as coisas de Deus.
      Ele aqui está dizendo para nós que,para que eu evitarmos profanar as coisas de Deus precisamos  sim avaliar analisar, EXAMINAR E DECIDIR - ora examinar e decidir nada mais é do que julgar, julgar o que,a vida, o comportamento e todas as declarações das pessoas ao nosso redor,ainda mais hoje em que o espirito de mentira está em todos os meios e áreas da sociedade, e dentro das igrejas também.

Fica claro, então, que o Senhor nunca proibiu que julgássemos os outros, e sim que o fizéssemos de maneira hipócrita, maldosa e arrogante. Precisamos entender de uma vez por todas que julgar,se você não quiser usar este termo pode também dizer,avaliar,decidir,faz parte essencial da vida cristã. Somos diariamente chamados a exercer o papel de juízes movidos por amor pelas pessoas e zelo pelas coisas de Deus senão vira tudo uma bagunça

          Guarde isto com você

Quem nunca julga contribui para que O ERRO se propague, para que as pessoas continuem no erro. Quem não faz estas avaliações e distinção, geralmente são pessoas sem convicções.que já se tornaram marionetas do sistema Ela se tornam coniventes e cúmplices das mentiras, heresias e atos imorais e anti-éticos dos que estão ao seu redor.
    Isto é Bíblia, Observe o que o Apóstolo Paulo disse a Timóteo:   "A ninguém imponhas precipitadamente as mãos. Não te tornes cúmplice de pecados de outrem. Conserva-te a ti mesmo puro" (1Tm 5:22).   Me diz uma coisa,você consegue imaginar Timóteo cumprindo esta orientação de Paulo,inspirada pelo Espírito sem exercer julgamento sobre outros?

para resumir está questão , julgar não é errado,quando cumpridas estas condições: a) que primeiro nos examinemos; b) que nos coloquemos sob o mesmo juízo e estejamos prontos para admitirmos que nós mesmos estamos sujeitos a errar, pecar e dizer bobagem; c) que nosso alvo seja ajudar os outros a acertar e consertar o que porventura fizeram ou disseram.

      Julgar é uma atribuição do cristão que obedece a Deus, porém ninguém, nem que se julgue o mais obediente a Deus, pode realizar qualquer julgamento segundo a sua própria opinião. Preste muita atenção: Deus não quer que você julgue as pessoas segundo o que você pensa. Ele espera que você julgue de acordo com a Palavra Dele, repreendendo a pessoa em amor a fim de que ela possa se arrepender. Para isso, você deve conhecer a Palavra de Deus e mostrar para essa pessoa qual é a vontade Dele em relação ao erro que ela cometeu.

      CONCLUÍMOS DIZENDO QUE EXISTEM CASOS E CASOS. Costumo dizer que sempre que nos vemos em uma situação como esta,precisamos ter a mente de Cristo,o amor,a misericórdia, a compaixão, a orientação do Espírito Santo, nos fazem fazer qualquer coisa segura para o Serviço a Deus e ao próximo.  Sem esta de coração arrogante se achando superior aos outros,a soberba nunca agradou a Deus mas um coração humilde,contrito e dependente dele,sempre terá sua luz.

                                          Alguns textos para meditarmos

    E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;
    Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;
   Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães;
   Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;
   Os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem. ( Rm 1.27-32)

     Por toda parte se ouve que há imoralidade entre vocês, imoralidade que não ocorre nem entre os pagãos, a ponto de alguém de vocês possuir a mulher de seu pai.
E vocês estão orgulhosos! Não deviam, porém, estar cheios de tristeza e expulsar da comunhão aquele que fez isso? (1 Coríntios 5:1,2 )
 
     E falem dois ou três profetas, e os outros julguem.( 1 Co 14.9 )

"O que repreende o homem gozará depois mais amizade do que aquele que lisonjeia com a língua.("Pv 28.3  ) Em outras palavras, Deus não quer que você seja cúmplice do pecado omitindo-se.

"Não admitirás falso boato, e não porás a tua mão com o ímpio, para seres testemunha falsa.Confira em   ( Ex 23.1)

      "Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. ( Tg 4.17 )
                            Devemos ter CuidadoTAMBÉM   com o pecado de omissão.

                "Todas as vossas coisas sejam feitas com amor. ( 1 Co 16.14 )

.
      Espero ter esclarecido um pouco deste tema para você muito mais há para se falar... Comente,avalie,questione,pergunte, participe!     Deus te abençoe em tudo..

Pb.Eli Mauricio Baptista .

Portal A luz da Bíblia
NVproduçoes

Nenhum comentário:

Postar um comentário