A Parábola das Dez Virgens (Mt 25.1-13)
Tema este tão conhecido,tão pregado,quem não conhece ? Nada custa relembrarmos esta tão importante parabóla que nos ensinam verdades espirituais para os nossos dias. Nenhuma história mais impressionante poderia ser contada para exemplificar a necessidade de estarmos permanentemente preparados para a vinda de Cristo. Ele Jesus o mestre, usou uma figura familiar, e que é muito íntima dos corações humanos a de um casamento.
Ele descreveu dez virgens (1) que tomaram as suas lâmpadas (em grego, lampas) e saíram ao encontro do esposo. Cinco delas eram prudentes (2) - isto é, “sábias” ou “cuidadosas com os seus interesses”24 - mas as outras cinco eram loucas (em grego, morai).25 As prudentes levaram azeite em suas vasilhas (4), mas as loucas não levaram azeite consigo (3).
Enquanto o esposo tardava - literalmente “enquanto o tempo passava” - todas as virgens tosquenejaram e adormeceram (5). O primeiro verbo é aoristo e significa “inclinar a cabeça para frente”. Assim, ele sugere “começar a inclinar a cabeça e cochilar”. O segundo verbo está na forma imperfeita (contínua) e indica que elas continuavam dormindo.
Não cochile,não durma, porque o noivo vem !
Pb.Eli Mauricio Baptista
Portal A luz da Bíblia
NVproduções 2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário