quinta-feira, 10 de novembro de 2016

A igreja de Laodicéia. Retornemos ao fervor.

APOCALIPSE 3:14-22

TEMA: Voltemos ao fervor espiritual.

Podemos ver que em todas as cartas às igrejas a mais severa de todas nós encontramos aqui.    Nosso Senhor Jesus não faz nenhum elogio à esta igreja,a igreja de Laodicéia.        Podemos observar que a única coisa boa em Laodicéia era a opinião da igreja sobre si mesma e,tem mais , ainda assim, ela era completamente falsa.
     Para entendermos mais um pouco a cidade de Laodicéia foi fundada em 250 a.C, por Antíoco da Síria esta cidade era importante pela sua boa localização,ficava no meio das grandes rotas comerciais era  uma cidade rica e opulenta. A igreja  ali também tinha a cara da cidade ,como nos dias de hoje em vez de transformar a cidade, ela tinha se conformado com à cidade.
                  Esta era a cidade da transigência e a igreja tornou-se também uma igreja transigente. Os crentes eram frouxos, sem nenhum  entusiasmo, débeis de caráter, sempre prontos a comprometerem-se com o mundo, descuidados ,conhece alguma igerja assim,um retrato de alguns locais dos nossos diss.     Eles pensavam que todos eles eram pessoas boas estavam satisfeitos com sua vidinha espiritual.
      A igreja de Laodicéia é a igreja popular, satisfeita com a sua prosperidade,orgulhosa de seus membros ricos ,a religião deles era apenas uma simulação.esta cidade também se destacava por quatro características:  
1) Centro bancário e financeiro - Era uma das cidades mais ricas do mundo. Lugar de muitos milionários. Em 61 d.C, foi devastada por um terremoto e reconstruída sem aceitar ajuda do imperador.  Os habitantes eram jactanciosos de sua riqueza. A cidade era tão rica que não sentia necessidade de Deus.
       2) Centro de indústria de tecidos - Em Laodicéia produzia-se uma lã especial famosa no mundo inteiro. A cidade estava orgulhosa da roupa que produzia.
    3) Centro médico de importância - Ali havia uma escola de medicina amosíssima.
          Fabricava-se ali dois ungüentos quase milagrosos para os ouvidos e os olhos. O pó frígio para fabricar o colírio era o remédio mais importante produzido na cidade.
      4)     Centro das águas térmicas - A região era formada por três cidades: Colossos,Hierápolis e Laodicéia.       Em Colossos ficavam as fontes de águas frias e em Hierápolis havia fonte de água quente, que em seu curso sobre o planalto tornava-se morna, e nesta condição fluía dos rochedos fronteiros a Laodicéia. Tanto as águas quentes de Hierápolis, como as águas frias de Colossos eram terapêuticas, mas as águas mornas
de Laodicéia eram intragáveis. Aguas mornas são intagraveis ,por isto o pronunciamento do Senhor sobre o ser morno
     Que Deus avive o nossos corações pelo seu Espírito ,que sejamos avivados, fervorosos de espírito, Não confunda pula pula ou manifestações externas com fervor. Fervor é estarmos sempre com o coração ardendo pela palavra ,ligados sempre em Deus na oração ,fazendo a obra do Senhor ,principalmente a evangelistica e sem se esquecer da social,uma obra e um evangelho completo
   O avivamento e o  fervor começa com palavra e oração,sem estas coisas é só barulho de lata vazia, é sacrifício sem o cordeiro,é o evangelho sem a cruz de Cristo.
Deus te abençoe.
   Em.Cristo.

Pb.Eli Maurício Baptista

   
Portal. A luz da Bíblia

Nenhum comentário:

Postar um comentário