A origem dos demônios tem se constituído tema de especulação durante séculos,
não só entre os cristãos, mas também entre pensadores pagãos. Os gregos, por exemplo, acreditavam que os demônios fossem a alma desencanada dos homens
maus, enquanto que alguns escritores cristãos são da opinião de que os demônios são espíritos duma raça que habitou a Terra antes da raça inaugurada com a
formação de Adão.
1. A Existência dos Demônios
A existência de demônios foi reconhecida por Jesus, pelos setenta e pelos santos
apóstolos do Senhor (Mt 8.28-32; 10.8; 12.27,28; Lc 10.17; 1 Co 10.20,21; 1 Tm
4.1; At 16.14-18; Tg 2.19). Jesus reconheceu a existência de demônios falando a
respeito deles e para eles. Já os setenta, aos quais Jesus nomeou e enviou de dois
em dois, tiveram de enfrentar os demônios, e retornaram como relatório de que os
demônios se lhes tornavam sujeitos através do nome de Cristo. Antes de partir
para estar com o Pai, Jesus prometeu poder aos continuadores da sua obra na
terra. Ele lhes prometeu que a pregação do Evangelho seria acompanhada e
confirmada por sinais e prodígios, dentre os quais a autoridade para expulsar
demônios (Mc 16.18).
2. A Natureza dos Demônios
Quanto à sua natureza essencial, os demônios são descritos na Bíblia como seres
dotados de inteligência pessoal (Mt 8.29,31; Lc 4.35,41; Tg 2.19; Mc 1.23,24; At
19.13,15); são seres espirituais (Lc 9.38,39,42; Mc 5.2,7-9,12,13,15) ao que
parece, são espíritos destituídos de seus corpos (Mt 12.43,44; Mc 5.10-13); são
muitos em número (Mc 5.9). Partindo da suposição de que os demônios sejam
espíritos desencarnados, talvez de alguma raça ou ordem de seres pré-adâmicos,
Bancroft emite a seguinte opinião: "Se forem realmente espíritos desencarnados,
isso explicaria o fato de que procuram encarnar-se, pois, ao que parece, quando
desencarnados são incapazes de operar na plena força de sua maldade. Não será
que esses demônios são espíritos daqueles que palmilharam esta terra na carne,
antes da ruína descrita no segundo versículo do Gênesis, e que por ocasião
daquele grande cataclismo, foram desencarnados por Deus, e deixados ainda sob
o poder de seu líder, de cuja sorte terão de compartilhar afinal? Há um fato
freqüente registrado que, não há dúvida, parece confirmar tal hipótese: pois lemos
que os demônios estão continuamente procurando apossar-se dos corpos dos
homens, a fim de empregá-los para seus próprios fins. E não é igualmente possível
que essa propensão indique uma incômoda falta de sossego, pelo que vivem a
vaguear, o que se origina do senso de serem incompletos; indique o intenso desejo
de escaparem de uma condição intolerável - de estarem desencarnados - condição
para a qual não foram criados? e indique um anseio tão intenso que, se não
puderem satisfazê-Io doutro modo, se dispõem até mesmo a entrar nos imundos
corpos dos porcos? "Não encontramos tal propensão da parte de Satanás e de
seus anjos. Eles, sem dúvida, ainda retêm seus corpos etéreos, pois, de outro
modo, como poderiam manter o seu conflito com os anjos de Deus? Provavelmente
considerariam com grande desdém o grosseiro e desajeitado tabernáculo que é o
corpo do homem. Os anjos, pode ser que entrem nos corpos físicos dos homens:
isso, porém, não por inclinação, mas tão-somente porque isso se torna
absolutamente necessário para a consecução de alguma grande conspiração do
mal.
Que os anjos não são meros espíritos desencarnados, parece claro pelas
palavras de nosso Senhor, em Lucas 20.34-36" Com esta opinião de Bancroft concorda grande
número dos teólogos que se aventuram a pesquisar a origem dos demônios.
Porém, o quase que total silêncio das Escrituras quanto a este assunto, parece
sugerir que a origem desses seres de extrema maldade, se constitui em mais um
dos incontáveis mistérios só plenamente conhecidos de Deus. Portanto, neste
caso, a prudência nos recomenda não afirmar com certeza aquilo que a Bíblia não
diz com clareza. Quanto à natureza moral, os demônios são maus e maliciosos -
degenerados em seu caráter (Mt 8.28; Lc 4.33,36; 9.39); são vis e perversos -
baixos em sua conduta (Mt 15.22; Lc 9.39); são servis e obsequiosos - degradados
em seu serviço - o serviço que prestam a Satanás (Mt 12.24-27).
Obs: Um anjo tem um corpo espiritual,sabemos pela física que um corpo não entra em outro,no caso dos demônios parece que sua punição foi ter Deus lhes deixar destituido dos seus corpos.
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