Com muito respeito quero abordar neste post este assunto tão debatido.Meu objetivo na bíblia será sempre extrair a verdade somente, a verdade,de modo que não tenho nenhum interesse pessoal em denegrir a imagem de igrejas que adotam o ministério pastoral feminino. Como digo muitos dos nossos temas são sobre perguntas que nos fazem no dia a dia ,então vamos descorrer sobre este assunto aqui em nosso blog, e deixo em aberto para você que quiser comentar abaixo ,para contribuir independente se sua posição é a favor ou contra,poste os vercículos em que nos dão a base para tal,para que possamos com certeza analisar.
Se não estou errado Durante alguns séculos nunca se ouviu falar em mulheres no ministério. Isso é uma questão recente esta polêmica não vem de um contexto teológico, mas político-social dos Estados Unidos, na virada do século 19 (ela teve seu berço no meio evangélico em 1848 com a convenção de mulheres na capela da Igreja Metodista Wesleiana, em Seneca Fall, New York, nos EUA).
Será que até este tempo a igreja errou? ,sendo injusta com as mulheres ,não dando a elas a oportunidade, seja por machismo ou outro tipo de discriminação?
Vamos relembrar alguns tesxto A luz da Biblia.
Na lei de Deus no Antigo testamento você não vai encontrar nenhuma mulher sendo sarcedotisa,Deus estabeleceu os sacerdotes.. Mulheres tiveram funções importantes , como profetizas e não pastoras com ofício no tabernáculo ou no templo,Juíza por exemplo era uma função Civil, só o homem era a pessoa separada por Deus para governar.,este era o sacerdócio , só homem,se precisamos de outros textos para apoiar uma doutrina,não o temos...
Em outro post,falaremos sobre as mulheres que tiveram suas grandes participações na história Bíblica.
O Apóstolo Paulo ordenou apenas homens ao presbitério (At.14:23); nenhuma mulher foi chamada para acompanhar Paulo e Barnabé (At.13:1-3); o Espírito Santo constituiu bispos e não bispas (At.20:28); Em Filipos haviam bispos e diáconos, não havia bispas e diaconisas (Fp.1:1); Paulo não ensinou ordenação de mulheres (1Tm.3:1-5); a consagração ao ministério era realizado por intermédio do presbitério, que era composto de homens (1Tm.4:14; 5:17,22); em Creta, onde haviam muita imoralidade (inclusive homossexualismo e lesbianismo), apenas homens foram prescritos para o presbitério (Tt.1:5). Pedro não menciona mulheres presbíteras em suas cartas (1Pe.5:1-4); Tiago não incluiu as mulheres entre os presbíteros, para fazerem orações de fé (Tg.5:14). Hebreus também não menciona mulheres entre os pastores (Hb.13:7,17). Em ( Atos 6,3 )escolheram para 7 homens.
Segundo estudiosos ,nos originais , nos manunscritos não existem nem um vestígio para tal coisa ,seja baseado em Romanos ( 16.) ou nos textos de Timóteo.
No caso tão conhecido de Febe,provavelmente Paulo não tinha ninguém preparado para tal tarefa e no caso do texto de Timóteo ,as mulheres ali,são as esposas de obreiros. Não quero aqui discorrer sobre a participação abundante das mulheres tanto no antigo quanto no novo testamento ,isto é um fato no quanto muitas delas contribuiram e até hoje contribuem em alguns casos tão bem ou melhores que homens, elas estão pregando,ensinando,liderando departamentos femininos entre muitas outras coisas, elas podem orar ,desenpenhar várias tarefas na igreja, mas Deus estabeleceu o HOMEM COMO LIDERANÇA , desde lá do Édem podemos observar isto por toda as escrituras sagradas. No final da carta aos Romanos,Paulo faz seus agradecimento a oito mulheres, ele menciona Priscila na frente de áquila ,elas as mulheres são essênciais a obra.
Temos que entender que é Deus quem dá as diretrizes para a igreja e não o homem. Quando Deus ordenou a contrução do tabernáculo,cada peça tinha que ter seu material,peso,medida segundo o que ele estabeleceu, o pão da proposição por exemplo tinha seus ingredientes com suas medidas , nem a mais e nem a menos, mas hoje nós queremos colocar na igreja o que Deus não estabeleceu. Conquanto as mulheres sejam mencionadas com grande destaque nas páginas do Novo Testamento, aparecendo na linhagem e no ministério de Cristo (Mt 1.3,5,6,16; Lc 8.1-3), Deus priorizou os homens, em regra geral, no que tange ao pastorado e aos ministérios afins (Ef 4.8-11). Mas isso não significa que as mulheres não podem trabalhar para Deus.
Se alguém acha que Paulo era Machista,então o que falar de Jesus que escolheu 12 homens,poderia ter escolhido a mãe dele para ser Apóstola.Quando foram escolher um para o lugar de Judas,tinha várias mulheres ali,porque não escolheram uma ??? Para quem acha que na igreja é tudo igual e que Deus não gosta de hierarquia, então não leu direito a Bíblia.”. precisam estudar passagens como Gênesis 1; Números 2; Atos 15.6,22; 1 Coríntios 12.28,29; 15.23; 1 Tessalonicenses 4.16,17; 5.23, etc. Observe especialmente os termos “primeiramente”, “em segundo lugar”, “em terceiro lugar”, “
Nosso post não é nada pessoal, a bíblia nos diz para respondermos a qualquer um que nos pedir... Caso você tenha uma opinião contrária , não se preocupe,somos irmãos em Cristo,o que nos une é maior, fique a vontade , digo para comentar abaixo o texto que você acha que da base para isto, vamos orar , analisar e pedir o Espirito para nos iluminar o entenmento,estudar a bíblia sem sem oração leva ao fanatismo ou a desvios doutrinários. O Espírito é o autor... E Intérprete.
Ouça o Programa A Luz da Bíblia. Todos os sábados as 20:00h . www.adpetropolis.org
Pb.Eli Mauricio Baptista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário