segunda-feira, 3 de julho de 2017

Joao pregou o que recebeu de Deus. " Veio a palavra..."

Veio a palavra de Deus a João " Ele recebeu de Deus a palavra, não pregou o que queria " Veio a palavra de Deus a João " Ele recebeu de Deus a palavra, não pregou o que queria

" sendo Anás e Caifás sumos sacerdotes, veio a palavra de Deus a João, filho de Zacarias, no deserto. E ele percorreu toda a circunvizinhança do Jordão, pregando o batismo de arrependimento para remissão de pecados; (Lucas, 3.2,3)

Um dos nossos problemas de hoje,é a palavra que tem sido pregada. Será que todos têm pregado uma palavra que veio de Deus?  Mas alguém pode exclamar,toda Biblia é a palavra de Deus,sim.concordo, então eu simplesmente posso de mim.mesmo escolher o que pregar ou ensinar, certo?  digo que não.   O texto nos diz claramente que João recebeu a palavra de Deus e s pregou,e está palavra sobre " arrependimento " tanto Jesus como o primeiro sermão da igreja apostólica por Pedro, também se iniciou com o arrependimento, mas na verdade este tema sumiu dos púlpitos de muitos lugares e foi trocado por bênçãos terrenas, se preocupam mais da pessoa ter uma vida de vitórias aqui, do que com sua vida eterna. Sem arrependimento não há remissão de pecados, sem remissão de pecados, não tem perdão, sem perdão, não tem entrada no céu, mesmo com uma vida vitoriosa na terra. Já temos dito em nossos posta,que devemos procurar ser dirigidos pelo Espírito, a Bíblia tem mensagem para todo tipo de assunto,deixemos o Espírito nos fizer o que pregar, o que ensinar o que o povo e nós mesmos precisamos ouvir. Se a palavra não veio até você, não fale, receba a orientação de Deus,e fale com autoridade que certamente será uma bênção. Que Deus nos ajude,porque para se receber esta orientação é necessário vida com Deus, há um preço a pagar,um tempo com o Senhor...

By Pb.Eli Maurício Batista Portal A luz da Biblia

domingo, 2 de julho de 2017

Conheça as 95 teses de Martinho Lutero. ' 500 Anos da reforma protestante "

Nesta postagem queremos apresentar a você as 95 teses que Martin Lutero fixou na porta do castelo de Wittenberg em 1 de outubro de 1517. Se você não sabe ,este era o meio de anunciar uma disputa...  A intenção de Lutero era simplesmente receber o apoio do Papa e revelar os males do tráfico das indulgências...     A companhe nossas postagens sobre a comemoração dos 500 Anos da reforma protestante.
By. Pb. Eli Mauricio Baptista

                 As 95 Teses de Lutero

1. Nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo em dizendo "Arrependei-vos, etc.), afirmava que toda a vida dos fiéis deve ser uma ato de arrependimento.
2. Essa declaração não pode ser entendida como o sacramento da penitência (i. e., confissão eabsolvição) que é administrado pelo sacerdócio.
3. Contudo, não pretende falar unicamente de arrependimento interior; pelo contrário, o
arrependimento interior é vão se não produz externamente diferentes espécies de mortificação da carne.
4. Assim, permanece a penitência enquanto permanece o ódio de si (i. e., verdadeira penitência Interior), a saber, o caminho reto para entrar no reino dos céus.
5. O papa não tem o desejo nem o poder de perdoar quaisquer penas, exceto aquelas que ele impôspor sua própria vontade ou segundo a vontade dos cânones.
6. O papa não tem o poder de perdoar culpa a não ser declarando ou confirmando que ela foi
perdoada por Deus; ou, certamente, perdoado os casos que lhe são reservados. Se ele deixasse deobservar essas limitações a culpa permaneceria.
7. Deus não perdoa a culpa de ninguém sem sujeitá-lo à humilhação sob todos os aspectos peranteo sacerdote, vigário de Deus.
8. Os cânones da penitência são impostas unicamente sobre os vivos e nada deveria ser impostaaos mortos segundo eles.
9. Por isto o Espírito Santo nos beneficia através do papa, mas sempre faz exceção de seusdecretos no caso da iminência da morte e da necessidade.
10. Os sacerdotes que no caso de morte reservam penas canônicas para o purgatório agemignorante e incorretamente.
11. Esta cizânia que se refere à mudança de penas canônicas em penas no purgatório certamentefoi semeada enquanto os bispos dormiam.
12. As penitências canônicas eram impostas antigamente não depois da absolvição, mas antes dela,como prova de verdadeira contrição.
13. Os moribundos pagam todas as suas dívidas por meio de sua morte e já estão mortos para asleis dos cânones, estando livres de sua jurisdição.
14. Qualquer deficiência em saúde espiritual ou e amor por parte de um homem moribundo devetrazer consigo temor, e quanto maior for a deficiência maior deverá ser o temor.
15. Esse temor e esse terror bastam por si mesmos para produzir as penas do purgatório, semqualquer outra coisa, pois estão pouco distante do terror do desespero.
16. Com efeito, a diferença entre Inferno, Purgatório e Céu parece ser a mesma que há entredesespero, quase-desespero e confiança.
17. Parece certo que para as almas do purgatório o amor cresce na proporção em que diminui o terror.
18. Não parece estar provado, quer por argumentos quer pelas Escrituras, que essas almas estão
impedidas de ganhar méritos ou de aumentar o amor.
19. Nem parece estar provado que elas estão seguras e confiantes de sua bem-aventurança, ou,pelo menos, que todas o estejam, embora possamos estar seguros disso.
20. O papa pela remissão plenária de todas as penas não quer dizer a remissão de todas as penas em sentido absoluto, mas somente das que foram impostas por ele mesmo.
21. Por isto estão em erro os pregadores de indulgências que dizem ficar um homem livre de todasas penas mediante as indulgências do papa.
22. Pois para as almas do purgatório ele não perdoa penas a que estavam obrigadas a pagar nestavida, segundo os cânones.
23. Se é possível conceder remissão completa das penas a alguém, é certo que somente pode serconcedida ao mais perfeito; isto quer dizer, a muito poucos.
24. Daí segue-se que a maior parte do povo está sendo enganada por essas promessas
indiscriminadas e liberais de libertação das penas.
25. O mesmo poder sobre o purgatório que o papa possui em geral, é possuído pelo bispo e párocode cada dioceses ou paróquia.
26. O papa faz bem em conceder remissão às almas não pelo poder das chaves (poder que ele nãopossui), mas através da intercessão.
27. Os que afirmam que uma alma voa diretamente para fora (do purgatório) quando uma moedasoa na caixa das coletas, estão pregando uma invenção humana (hominem praedicant).
28. É certo que quando uma moeda soa, cresce a ganância e a avareza; mas a intercessão(suffragium) da Igreja está unicamente na vontade de Deus.
29. Quem pode saber se todas as almas do purgatório desejam ser resgatadas? (Que se pense nahistória contada a respeito de São Severino e São Pascoal).
30. Ninguém está seguro na verdade de sua contrição; muito menos de que se seguirá a remissãplenária.
31. Um homem que verdadeiramente compra suas indulgências é tão raro como um verdadeiropenitente, isto é, muito raro.
32. Aqueles que se julgam seguros da salvação em razão de suas cartas de perdão serãocondenados para sempre juntamente com seus mestres.
33. Devemos guardar-nos particularmente daqueles que afirmam que esses perdões do papa são odom inestimável de Deus pelo qual o homem é reconciliado com Deus.
34. Porque essas concessões de perdão só se aplicam às penitências da satisfação sacramentalque foram estabelecidas pelos homens.
35. Os que ensinam que a contrição não é necessária para obter redenção ou indulgência, estãopregando doutrinas incompatíveis com o cristão.
36. Qualquer cristão que está verdadeiramente contrito tem remissão plenária tanto da pena comoda culpa, que são suas dívidas, mesmo sem uma carta de perdão.
37. Qualquer cristão verdadeiro, vivo ou morto, participa de todos os benefícios de Cristo e da Igreja,que são dons de Deus, mesmo sem cartas de perdão.
38. Contudo, o perdão distribuído pelo papa não deve ser desprezado, pois – como disse– é uma declaração da remissão divina.
39. É muito difícil, mesmo para os teólogos mais sábios, dar ênfase na pregação pública
simultaneamente ao benefício representado pelos indulgências e à necessidade da verdadeiracontrição.
40. Verdadeira contrição exige penitência e a aceita com amor; mas o benefício das indulgênciasrelaxa a penitência e produz ódio a ela. Tal é pelo menos sua tendência.
41. Os perdões apostólicos devem ser pregados com cuidado para que o povo não suponha queeles são mais importantes que outros atos de amor.
42. Deve ensinar-se aos cristãos que não é intenção do papa que se considera a comprados
perdões em pé de igualdade com as obras de misericórdia.
43. Deve ensinar-se aos cristãos que dar aos pobres ou emprestar aos necessitados é melhor obraque comprar perdões.
44. Por causa das obras do amor o amor é aumentado e o homem progride no bem; enquanto quepelos perdões não há progresso na bondade mas simplesmente maior liberdade de penas.
45. Deve ensinar-se aos cristãos que um homem que vê um irmão em necessidade e passa a seulado para dar o seu dinheiro na compra dos perdões, merece não a indulgência do papa, mas a
indignação de Deus.
46. Deve ensinar-se aos cristãos que – a não ser que haja grande abundância de bens
– são obrigados a guardar o que é necessário para seus próprios lares e de modo algumgastar seus bens na compra de perdões.
47. Deve ensinar-se aos cristãos que a compra de perdões é matéria de livre escolha e não de
mandamento.
48. Deve ensinar-se aos cristãos que, ao conceder perdões, o papa tem mais desejo (como temmais necessidade) de oração devota em seu favor do que de dinheiro contado.
49. Deve ensinar-se aos cristãos que os perdões do papa são úteis se não se põe confiança neles,mas que são enormemente prejudiciais quando por causa deles se perde o temor de Deus.
50. Deve ensinar-se aos cristãos que, se o papa conhecesse as exações praticadas pelos
pregadores de indulgências, ele preferiria que a basílica de São Pedro fosse reduzida a cinzas aconstruí-la com a pele, a carne e os ossos de suas ovelhas.
51. Deve ensinar-se aos cristãos que o papa – como é de seu dever – desejaria dar osseus próprios bens aos pobres homens de quem certos vendedores de perdões extorquem o
dinheiro; que para este fim ele venderia – se fosse possível – a basílica de São Pedro.
52. Confiança na salvação por causa de cartas de perdões é vã, mesmo que o comissário, e atémesmo o próprio papa, empenhasse sua alma como garantia.
53. São inimigos de Cristo e do povo os que em razão da pregação das indulgências exigiam que apalavra de Deus seja silenciada em outras igrejas.
54. Comete-se uma injustiça para com a palavra de Deus se no mesmo sermão se concede tempoigual, ou mais longo, às indulgências do que a palavra de Deus.
55. A intenção do papa deve ser esta: se a concessão dos perdões – que é matéria de poucaimportância – é celebrada pelo toque de um sino, como uma procissão e com uma cerimônia,então o Evangelho – que é a coisa mais importante – deve ser pregado com oacompanhamento de cem sinos, de cem procissões e de cem cerimônias.
56. Os tesouros da Igreja – de onde o papa tira as indulgências – não estão
suficientemente esclarecidos nem conhecidos entre o povo de Cristo.
57. É pelo menos claro que não são tesouros temporais, porque não estão amplamente espalhadosmas somente colecionados pelos numerosos vendedores de indulgências.
58. Nem são os méritos de Cristo ou dos santos, porque esses, sem o auxílio do papa, operam agraça do homem interior e a crucificação, morte e descida ao inferno do homem exterior.
59. São Lourenço disse que os pobres são os tesouros da Igreja, mas falando assim estava usandoa linguagem de seu tempo.
60. Sem violências dizemos que as chaves da Igreja, dadas por mérito de Cristo, são esses
tesouros.
61. Porque é claro que para a remissão das penas e a absolvição de casos (especiais) é suficiente opoder do papa.
62. O verdadeiro tesouro da Igreja é o sacrossento Evangelho da glória e da graça de Deus.
63. Mas este é merecidamente o mais odiado, visto que torna o primeiro último.
64. Por outro lado, os tesouros das indulgências são merecidamente muito populares, visto quefazem do último primeiro
65. Assim os tesouros do Evangelho são redes com que desde a Antigüidade se pescam homens debens.
66. Os tesouros das indulgências são redes com que agora se pescam os bens dos homens.
67. As indulgências, conforme declarações dos que as pregam, são as maiores graças; mas"maiores" se deve entender como rendas que produzem.
68. Com efeito, são de pequeno valor quando comparadas com a graça de Deus e a piedade dacruz.
69. Bispos e párocos são obrigados a admitir os comissários dos perdões apostólicos com toda areverência.
70. Mas estão mais obrigados a aplicar seus olhos e ouvidos à tarefa de tornar seguro que nãopregam as invenções de sua própria imaginação em vez de comissão do papa.
71. Se qualquer um falar contra a verdade dos perdões apostólicos que sejam anátema e
amaldiçoado.
72. Mas bem-aventurado é aquele que luta contra a dissoluta e desordenada pregação dosvencedores de perdões.
73. Assim como o papa justamente investe contra aqueles que de qualquer modo agem emdetrimento do negócio dos perdões.
74. Tanto mais é sua intenção investir contra aqueles que, sob o pretexto dos perdões, agem emdetrimento do santo amor e verdade.
75. Afirmar que os perdões papais têm tanto poder que podem absolver mesmo um homem quepara aduzir uma coisa impossível &ndash
um lunático.
76. Dizemos ao contrário, que os perdões papais não podem tirar o menor dos pecados veniais noque tange à culpa.
77. Dizer que nem mesmo São Pedro e o papa, não podia dar graças maiores, é uma blasfêmiacontra São Pedro e o papa.
78. Dizemos contra isto que qualquer papa, mesmo São Pedro, tem maiores graças que essas, asaber, o Evangelho, as virtudes, as graças da administração (ou da cura), etc. como em 1 Co 12.
79. É blasfêmia dizer que a cruz adornada com as armas papais tem os mesmos efeitos que a cruzde Cristo.
80. Bispos, párocos e teólogos que permitem que tal doutrina seja pregada ao povo deverão prestarcontas.
81. Essa licenciosa pregação dos perdões torna difícil, mesmo a pessoas estudadas, defender ahonra do papa contra a calúnia, ou pelo menos contra as perguntas capciosas dos leigos.
82. Esses perguntam: Por que o papa não esvazia o purgatório por um santíssimo ato de amor e dasgrandes necessidades das almas; isto não seria a mais justa das causas visto que ele resgata um
número infinito de almas por causa do sórdido dinheiro dado para a edificação de uma basílica que éuma causa bem trivial?
83. Por que continuam os réquiens e os aniversários dos defuntos e ele não restitui os benefíciosfeitos em seu favor, ou deixa que sejam restituídos, visto que é coisa errada orar pelos redimidos?
84. Que misericórdia de Deus e do papa é essa de conceder a uma pessoa ímpia e hostil a certeza,por pagamento de dinheiro, de uma alma pia em amizade com Deus, enquanto não resgata poramor espontâneo uma alma que é pia e amada, estando ela em necessidade?
85. Os cânones penitenciais foram revogados de há muito e estão mortos de fato e por desuso. Porque então ainda se concedem dispensas deles por meio de indulgências em troca de dinheiro, comose ainda estivesse em plena força?
86. As riquezas do papa hoje em dia excedem muito às dos mais ricos Crassos; não pode ele entãoconstruir uma basílica de São Pedro com seu próprio dinheiro, em vez de fazê-lo com o dinheiro dosfiéis?
87. O que o papa perdoa ou dispensa àqueles que pela perfeita contradição têm direito à remissão edispensa plenária?
88. Não receberia a Igreja um bem muito maior se o papa fizesse cem vezes por dia o que agora fazuma única vez, isto é, distribuir essas remissões e dispensas a cada um dos fiéis?
89. Se o papa busca pelos seus perdões antes a salvação das almas do que dinheiro, por que
suspende ele cartas e perdões anteriormente concedidos, visto que são igualmente eficazes?
90. Abafar esses estudos argumentos dos fiéis apelando simplesmente para a autoridade papal emvez de esclarecê-los mediante uma resposta racional, é expor a Igreja e o papa ao ridículo dos
inimigos e tornar os cristãos infelizes.
91. Se os perdões fossem pregados segundo o espírito e a intenção do papa seria fácil resolvertodas essas questões; antes, nem surgiriam.
92. Portanto, que se retirem todos os profetas que dizem ao povo de Cristo: "paz, paz", e não hápaz.
93. E adeus a todos os profetas que dizem ao povo de Cristo: "a cruz, a cruz", e não há cruz.
94. Os cristãos devem ser exortados a esforçar-se em seguir a Cristo, sua cabeça, através desofrimento mortes e infernos.
95. E que eles confiem entrar no céu antes passando por muitas tribulações do que por meio daconfiança da paz.

Obs: Já publicamos os 5 Solas em uma postagem anterior.  Aproveite e leia também.

Obrigado pela leitura.
Ouça o programa A luz da Bíblia,todos os sábados as 20:00h,na web Rádio AD Petrópolis
( www.adpetrópolis.org )

Nvproduçoes.

sábado, 4 de março de 2017

Ele está de olho nos seus filhos

      É um fato o que a mídia de um modo em geral, alguns livros escolares entre outros fatores religiosos  tem feito apologia e uma série de coisas para cativar, doutrinar a mente das nossas  crianças,isto não é novidade, na década de 90 o Pastor Josué yriom com suas fitas vhs,já falava nisto e muita gente não deu importância, ele foi massacrado até mesmo por alguns do nosso meio,e hoje muitos pais tem pago o preço por causa da maldita influência do mundo sobre os pequeninos, que Jesus disse que a eles também pertence o reino de Deus. Muitos pais não estão perecebendo a astúcia velha astúcia da serpente sobre toda humanidade
     As crianças são constantemente bombardeadas na mente,com mensagens principalmente subliminares,são coisas que pode mudar seu comportamento em diversos casos,seja para o homossexualismo, prostituição ocultismo entre outros males do nosso tempo.  Se suas mentes não forem renovadas com a palavra de Deus e ao mesmo tempo cobertas com o sangue de Jesus, o futuro só Deus sabe,mas do jeito que o mundo está Semeando sobre elas,a colheita não será boa,é a lei da semeadura, ninguém planta feijão e nasce abóbora.
    A Bíblia recomenda a ensinar a criança desde cedo. (DT 6.6)  em (Pv  ) nos manda levá-los e andar com eles no caminho e infelizmente muitos pais omissos no futuro poderão ter tristezas por não fazer sua parte hoje,e não adianta ficar pedindo oração na igreja, s hora de educar é cedo,temos observado que depois que o mau entra, pra sair,só Jesus.
   Caso você fez sua parte e as crianças cresceram e se desviaram do caminho, então você está com suas mãos limpas,caso não fez sua parte,só lhe resta continuar orando,buscando, suplicando psra o Deus que pode todas as coisas ter misericórdia da vida deles.

quarta-feira, 1 de março de 2017

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Quando os púlpitos estão em crise.

 
E dar-vos em Pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com sabedoria e inteligência Jr.15

   O que fazer quando nos púlptos estão em crise  ,quando não tem ensino sólido com o evangelho genuíno,puro que foi entregue pelo Senhor. As igrejas na Europa já estão em situações terríveis,em seus lugares hoje é qualquer outra coisa,casas de ,cinemas,teatros,comércios,templo de outras religiões etc... No Brasil, parece até que está havendo um crescimento, mas na realidade um inchamento porque o evangelho da prosperidade entre outras heresias do evangelho fácil tem atraído multidão de pessoas de todos os gêneros e classes sociais, de modo que eles tem tudo,menos uma vida transformada segundo o padrão das escrituras. É a igreja pragmática,o pregador pragmático que faz o que dá certo,não porque  é certo, tudo isto para atrair pessoas e estas por sua vez ,vão aos templos a procura de um milagre e soluções para seus problemas,coisas que Jesus faz também.mas não é o centro,
    Além disto tudo tem a questão financeira,onde as vezes fica difícil distinguir a igreja da empresa,até os Pregadores hoje estãovendendo o que não é deles,a Palavra de Deus.
   O despertamento da igreja tem início quando se começa pelos púlptos, as lideranças precisam amar mais as almas do que o sucesso pessoal, precisam exercitar a misericórdia e a piedade para com as ovelhas a igreja precisa de líderes que dêem alimentos sólidos e frescos para o povo e passem tempo diante de Deus em oração,a missão da igreja é continuar o trabalho de Cristo ma terra e se não fizermos isto somos um ajuntamento de pessoas .
   Para quem se aprofundar no assunto, a crise pastoral em muitos lugares está em descrédito,não generalizando, ainda tem os sinceros,Deus sempre terá os remanescentes.  Adultérios,prostituição, pedofilia, roubos e homossexualismo tem começado a marcar nossa geração de líderes, digo isto com tristeza, simplesmente pensando no futuro dos nossos jovens e adolescentes no qual muitos já não tem a mente muito boa.   A opressão, depressão entre outros males tem entrado com força no nosso meio,Deus tenha misericórdia e traga sobre nós um reavivamento porque em algumas coisas nos perdemos pelo caminho.
      Heresias e Doutrinas contrárias tem sido ensinadas contaminando até mesmo os que estão a tempos no evangelho,não pensei que em minha geração ia presenciar estas coisa,mas de um lado existe a alegria de saber que a palavra de Deus está a cada segundo se cumprindo e Jesus disse quem nem todo que diz Senhor Senhor entrará no teino dos céus. ( Mt 7.21 ) e naquele dia cada UM ,vai dar conta de si, de modo que o nome que não estiver no livro...  ( Ap 20.15 )
   Há pastores que como Nicodemus,aquele que teve um encontro com Jesus, precisam nascer de novo,o resultado destas coisas que acontecem hoje  as vezes é simplesmente porque ungiram ou elegeram pessoas sem vocação, fora os que se auto intitularam pastores,essa febre que as pessoas tem por obter nomenclaturas e títulos. Há muitos pastores que jamais foram chamados por Deus para o ministério, a vocação é o vetor que rege as escolhas,nossa sociedade é embriagada pelo lucro.
   O pastor deve apascentar o rebanho com conhecimento, Deus trabalha na vida dele antes de trabalhar através dele,ele é um guerreiro espiritual, precisa ter um tempo para sua vida devocional, pois precisa ser um homem de oração e vigilância,ele precisa de revestimento de poder.

     Quanto aos Pregadores.

   Ter o dom e a eloquência não é tudo,tem que ter teologia, e boa teologia,o crente não vive de frases de efeitos mas da palavra de Deus. Boa pregação exige trabalho árduo e isto exige tempo. A centralidade deve estar na palavra e não em nenhum tipo de liturgia, não devemos transformar nossos cultos em um circo. Sermonetes geram cristianetes,precisamos todos nós de " Poder do alto "e essa obra é feita pelo Espírito Santo,a unção vem de uma vida de oração, pode tudo estar tecnicamente bem preparado, mas necessitamos da Unção. Jesus dependeu do Espírito Santo desde sua concepção até a morte na cruz,em todo o seu ministério.  Atos Capítulo 1 é a igreja de portas fechadas, como algumas de hoje,às pessoas gostam da oração, da comunhão, de ofertar,do estudo da palavra.... Mas quando o Espírito desceu as portas se abriram e a igreja saiu.  Podemos ter teologia, mas com fogo,para isso nossos púlptos devem ter Fogo.

   Que Deus nos ajude,esta postagem é para quem servir,começando ´por mim . Uma coisa é certa, PODEMOS MUDAR.

Pb.Eli Maurício Baptista

A Família que escapou de uma grande tragédia.

" Disse o Senhor a Noé: Entra na Arca tu e toda a tua casa... "  ( Gn 7.1)

   A Bíblia nos diz que Noé era um homem justo,a geração em que ele vivia com sua família era uma geração corrompida,não diferente dos dias de hoje onde os padrões de Deus sofrem todo tempo golpes pela mídia e pela sociedade que não crer em Deus,influenciando e contaminando mentes.
    Como fez Noé, devemos nós e nossa família entrar na arca que é  um tipo de Jesus Cristo,a arca só tinha uma porta e Cristo é esta porta o único caminho que conduz à salvação.  Da mesma forma que veio o Dilúvio como juízo de Deus, que é também ódio dele  pelo pecado da humanidade, assim Deus em breve há de Julgar esse mundo,tanto os grandes como os pequenos, não vai escapar ninguém desta tragedia só os que estiverem na arca como a família de Noé serão salvos da ira de Deus.
      Você pode observar que ninguém nasceu dentro da arca,a bíblia nos diz que todos pecaram e destituídos estão da Glória de Deus, todos tem que entrar pela porta que é Jesus.
    A geração daquela época, só pensava em coisas terrenas, só em maldades, prazeres terrenos,ela estava como a nossa,corrompida em todos os sentidos.  Não estou dizendo que não podemos pensar em coisas terrenas,seja comer,beber, adquirir boa casa, ou um bom automóvel,estudar para ter uma boa profissão e alcançar um bom salário,isto não é errado,o problema está é quando o homem não pensa em Deus,ele acaba se esquecendo que tem uma parte imaterial que um dia vai deixar este mundo de onde nada disso vai levar mas  continuará vivendo no céu ou no inferno.(Lc 16.19-30 - Mc. 8.36) De que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder sua alma?
    Apesar deNoé ser o pregador da sua época,e pregou por 120 anos,conseguiu salvarapenas a  sua família. Ainda que você não consiga salvar os outros,salve pelo menos sua vida e de sua família. Se você que lê esta postagem está na arca, não saia dela,e se ainda está fora,entre correndo.
Que Deus nos ajude,que Deus salve sua família.

   Em Cristo

Eli Mauricio Baptista

O Divórcio, A luz da Biblia.

Eu vos digo porém, que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.]
(Mateus (19.3 - 12) ler também ( Dt 24.1Co 7.39 - Ml 2.16)
     Se tem uma coisa que Deus fez para durar, foi o casamento, a família foi a primeira e sagrada instituição criada por Deus, isto antes mesmo da igreja.
    No texto base acima Jesus é bem claro, que só permite o divórcio em caso de adultério. O adultério representa a negação do voto do casamento, que é uma aliança feita entre o casal selado perante Deus como testemunha
    Alguém já disse,que se você não acredita nas palavras dos Apóstolos,acredite pelo menos no que JESUS disse, hoje infelizmente  tem pessoas acrescentando palavras que Jesus não disse para arrumar pretexto para sustentar seus erros.  Não é porque uma multidão está indo para um lado que é ali que está a verdade,é preciso hoje sermos crentes Berejanos ,fazer uma análise crítica de tudo que acontece no mundo evangélico a nossa volta a situação está feia,o que era verdade a uns anos atráz ,parece para alguns não ser mais hoje. A palavra de Deus não tem data de validade,
     Eu sei que existem casos e casos,por exemplo: Maridos que espancam a mulher e filhos , outros que se tornam homossexuais, outros que por motivo de doenças,negam relações sexuais com ao cônjuge ou  as vezes já não existe mais entre eles a atração física ou o " amor " entre outros fatos que seriam terrivel a união entre as duas pessoas.
     O que quero trazer a luz da Bíblia, é que não há nenhum respaldo bíblico para o divórcio de maneira legal aos olhos de Deus a não ser que haja traição por parte de um dos cônjuges
    A palavra nos texto abaixo nos mostra  o nosso Senhor Jesus " Simbolizando " o noivo/esposo  e a Igreja simbolizando a noiva/esposa. ( Ef 5.31,32 - Ap.2.10)  Ele exige fidelidade até a morte...
   Quando o Apóstolo Paulo trata desta questão, precisamos entender que ele está respondendo a perguntas que os corintios lhe fizeram pessoalmente, e não desenvolvendo uma teologia a cerca do casamento, um exemplo, O celibato é permitido, mas não ordenado,e que o termo " éunucos " significa aqueles que se abteram do casamento,  O propósito do casamento é evitar a impureza. Outra coisa ,o casamento é monogâmico, Deus não aprova a poligamia e as união homossexuais também são aberrações diante dele.  Quero trazer uma nota aqui que (1 Co 7.14) não está ensinando que o cônjuge descrente é salvo por causa do que é crente,a salvação é individual,mas o Cristão tem uma influência sobre este assim como sobre os filhos também e se o cônjuje descrente abandonar o crente? ( 1 Co 7.15 ),Quanto aeste vercículo há muitas controvércias ,opiniões divergentes entre grandes teólogos exposto em seus comentários. Uns acham que a resposta está no próprio vercículo, outros acham que não, devido ao texto nos originais...
  Hoje infelizmente até nos púlptos das igrejas há exemplo de divórcios e novos casamentos, sendo que as qualificações para o cargo de liderança eclesiástica como Pastores e Presbíteros principalmente  exigem qualificações para o antes e depois da ordenação  para serem exemplo para a igreja e sociedade. Então pergunto eu,que exemplo o povo vai ter ?? 
    Quando não houver mais exemplos nos púlpItos das igrejas, continuem olhando para Jesus,pois as vezes os adultérios e divórcios começam infelizmente lá em cima,estamos nos tempos do fim, um tempo de líderes  e pulpitos em crise . e se Jesus não voltar logo,a coisa vai piorar,quem está de pé tome cuidado,vigie para não cair , a apostasia e os demais sinais estão se cumprindo, devemos dobrar a oração e vigilância para não cairmos em tentação.

Outros textos para meditação :
( Gn 1.27 - 2.24 - 1 Co 6.16 - Ef. 5.31 - 1 Co 7.1-40)
   Nosso objetivo é foco aqui é o divórcio, em outra oportunidade iremos descrever o significado de cada vercículo

   Fique livre abaixo para comentar, criticar,contribuir...
Deus nos abençoe e ilumine nosso entendimento.

Pb.Eli Maurício Baptista

Estamos todos os sábados as 20:00h no programa A Luz da Bíblia
na Web Rádio ADPetrópolis.  www.adpetropolis.org
  

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Série explicando as escrituras vercículo por vercículo. ( Apocalipse 20.1 )

       
     Dentro deste capítulo 20, encontraremos o evento escatológico chamado milênio, que é o reinado de Cristo nesta terra.( Ap 20.1-6 ) Este tempo é aguardado segundo a bíblia pelo povo israelita,leia :  (Lc 2.38 e At 1.6,7 ),a criação também aguarda este tempo ( Rm 8.19-23 ). O milênio é a resposta da oração de todos que oraram segundo jesus ensinou : " Venha o teu Reino ".em outra postagem falaremos especificamente com mais detalhes sobre o milênio. 
    Vamos aqui comentar vercículo por vercículo deste capítulo, acompanhe nossas postagens para seu melhor entendimento das escrituras.

                                             Leia em sua bíblia Apocalipse 20.1

   Neste vercículo nos parece que mais uma vez o Arcanjo Miguel deve está em foco. Ele é o anjo guerreiro, citado sempre em conexão com a guerra ,você pode conferir nos seguintes textos Bíblicos : (Dn 10.21; 12.1; Jd v.9; Ap 12.9). Agora ele tem uma outra tarefa,e esta é de amarrar o próprio Satanás.Nosso adversário ainda não vai ser jogado no lago de fogo,mas apenas posto em uma prisão de onde não podera sair para pertubar as nações...
    Naturalmente é claro ele só por seu poder não poderia fazer isso,exceto ,é claro pela autoridade e poder de Deus.  De acordo com (Ap 1.18 ), é Cristo o possuidor das chaves: da morte e hades, a dimensão dos mortos.     Portanto, nesta passagem, o uso dessas chaves é concedido ao elevado poder angelical por delegação divina.
   Nota :  Lembrando de que se exercemos poder sobre o diabo e os demônios hoje ,também é em nome do Senhor Jesus que nos deu poder e autoridade,o poder e autoridade sempre é dele,não se esqueça.
( Lc.10.17,18 )

   Continuando : Quanto ao Abismo,essa expressão é equivalente a “Hades”, “Sheol” e outros termos que são traduzidos dentro do mesmo conceito. São palavras usadas tanto pelos escritores do Antigo como do Novo Testamentos. E agora, o “abismo” servirá de prisão durante mil anos para Satanás. “Hades” em sentido lato, quer dizer CLXXXVIII “escondido”. A Bíblia também o descreve como sendo um “lugar” (At 1.25). Ele é realmente uma prisão contendo portas e ferrolhos (Jó 17.16; Mt 16.18), e ainda chaves que presentemente estão nas mãos de nosso Senhor Jesus Cristo. “O abismo ou abysus (grego) ou poço do abismo, ou tártaro no grego é a “escuridão” onde está localizada a prisão dos espíritos maus. Jd v.6”. ver Ap 9.2).
Gostou deste artigo?

Então acompanhe nossa " Série Comentários Bíblicos ,vercículo por vercículo.Interpretados  A Luz da Bíblia.

By - Pb.Eli Mauricio Baptista
Quer receber no seu WhattsApp  ?   Adicione-me 24 992594371 . Envie a mensagem : A luz da Bíblia
Estamos todos os sábados as 20:00h na web rádio ADPetrópolis
www.adpetropolis.org

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Valorize o Estudo Bíblico. Jesus mais ensinou do que pregou.

  
    É fato que nenhum cristão sobrevive sem o ensino da palavra de Deus,o crente não deve viver só de pregação.  Jesus mais ensinou do que pregou,mostrando a importância do ensino,em ( Mt 28.20)  deixou o ensino intrinsecamente inserido como parte da grande comissão, uma ordem para a igreja ensinar,pois ele continua ensinando por meio do seu Espírito através de nós, portão: VALORIZE O ESTUDO BÍBLICO, conhecimento não tem limites.  
   As pessoas de hoje,esta nova geração não são como os de antigamente,onde se falava qualquer coisa nos púlptos e nas praças e todos acolhiam. Hoje temos entre nós pessoas que talvez nunca fizeram um seminário ou uma faculdade teológica ainda e sabem muito de teologia, na verdade  os ateus, que são ateus mesmo estudam a Bíblia só são incoerentes,não creem, mas sabem mais que muitos crentes.
             Isto aconteceu devido a democratização da internet onde se encontram os melhores comentários bíblicos,livros e diversos artigos bons, e quando alguém tem disposição para ler e aprender, isto pode se tornar a melhor escola,devido a variedade de e somatória de conhecimento, não só na área teológica mas também na área profissional em geral, agora cuidado porque tem também os mauslivros,maus artigos,informações deturpadas etc.     Antes muita pessoas não tinham acessoa a literaturas, vídeos informativos, geralmente o que se aprendia era na família, no colégio, na igreja, e hoje isso mudou. 
     No meio disto tudo estão surgindo muitos falsos ensinos, falsas doutrinas,pesdoas se desviando do caminho, achando que Deus não existe, que não precisa mais frequentar igreja entre outras coisas muito nocivas que circulam principalmente nas redes sociais.  Agora isto não são novidades porque Jesus e os apóstolos nos alertaram que nos fim dos tempos aumentaria os os falsos ensinos, ( Mt 7.15-17 -  1 Jo 2.18-20 -  2 Pe 2.1,2) 
     Frequente os cultos/reuniões de ensino da sua igreja, " isto é ,se ela ensina corretamente " ,temos também infelizmente este problema, mas com bom senso,inteligência e o melhor com a direção do Espírito procure uma igreja seria que ensina o genuíno evangelho .  Seja na  Escola Bíblica Dominical, Cultos de doutrinas , seminários etc, ESTUDE PARA SABER O QUE VOS PERTENCE
    Sempre que for ler uma literatura procure orientação de alguém que entende ,porque há livros que só servem para alimentar o fogo,no mais meu desejo é que você tenha fome da palavra e das coisas de Deus,assim serás abençoado e abençoará a outros também, e muito importante, não sejamos só ouvintes mais praticantes. 

Bom estudo.

Pb.Eli Mauricio Baptista

Ouça o programa A Luz da Bíblia ,todos os sábados as 20:00h na web Rádio ADPetrópolis e também o programa Espaço EBD, todas as quartas as 10:30 www.adpetropolis.org

Os Demônios. Sua origem ,existência e natureza



    A origem dos demônios tem se constituído tema de especulação durante séculos,
não só entre os cristãos, mas também entre pensadores pagãos. Os gregos, por exemplo, acreditavam que os demônios fossem a alma desencanada dos homens
maus, enquanto que alguns escritores cristãos são da opinião de que os demônios são espíritos duma raça que habitou a Terra antes da raça inaugurada com a
formação de Adão.

1. A Existência dos Demônios

A existência de demônios foi reconhecida por Jesus, pelos setenta e pelos santos
apóstolos do Senhor (Mt 8.28-32; 10.8; 12.27,28; Lc 10.17; 1 Co 10.20,21; 1 Tm
4.1; At 16.14-18; Tg 2.19). Jesus reconheceu a existência de demônios falando a
respeito deles e para eles. Já os setenta, aos quais Jesus nomeou e enviou de dois
em dois, tiveram de enfrentar os demônios, e retornaram como relatório de que os
demônios se lhes tornavam sujeitos através do nome de Cristo. Antes de partir
para estar com o Pai, Jesus prometeu poder aos continuadores da sua obra na
terra. Ele lhes prometeu que a pregação do Evangelho seria acompanhada e
confirmada por sinais e prodígios, dentre os quais a autoridade para expulsar
demônios (Mc 16.18).

2. A Natureza dos Demônios
Quanto à sua natureza essencial, os demônios são descritos na Bíblia como seres
dotados de inteligência pessoal (Mt 8.29,31; Lc 4.35,41; Tg 2.19; Mc 1.23,24; At
19.13,15); são seres espirituais (Lc 9.38,39,42; Mc 5.2,7-9,12,13,15) ao que
parece, são espíritos destituídos de seus corpos (Mt 12.43,44; Mc 5.10-13); são
muitos em número (Mc 5.9). Partindo da suposição de que os demônios sejam
espíritos desencarnados, talvez de alguma raça ou ordem de seres pré-adâmicos,
Bancroft emite a seguinte opinião: "Se forem realmente espíritos desencarnados,
isso explicaria o fato de que procuram encarnar-se, pois, ao que parece, quando
desencarnados são incapazes de operar na plena força de sua maldade. Não será
que esses demônios são espíritos daqueles que palmilharam esta terra na carne,
antes da ruína descrita no segundo versículo do Gênesis, e que por ocasião
daquele grande cataclismo, foram desencarnados por Deus, e deixados ainda sob
o poder de seu líder, de cuja sorte terão de compartilhar afinal? Há um fato
freqüente registrado que, não há dúvida, parece confirmar tal hipótese: pois lemos
que os demônios estão continuamente procurando apossar-se dos corpos dos
homens, a fim de empregá-los para seus próprios fins. E não é igualmente possível
que essa propensão indique uma incômoda falta de sossego, pelo que vivem a
vaguear, o que se origina do senso de serem incompletos; indique o intenso desejo
de escaparem de uma condição intolerável - de estarem desencarnados - condição
para a qual não foram criados? e indique um anseio tão intenso que, se não
puderem satisfazê-Io doutro modo, se dispõem até mesmo a entrar nos imundos
corpos dos porcos? "Não encontramos tal propensão da parte de Satanás e de
seus anjos. Eles, sem dúvida, ainda retêm seus corpos etéreos, pois, de outro
modo, como poderiam manter o seu conflito com os anjos de Deus? Provavelmente
considerariam com grande desdém o grosseiro e desajeitado tabernáculo que é o
corpo do homem. Os anjos, pode ser que entrem nos corpos físicos dos homens:
isso, porém, não por inclinação, mas tão-somente porque isso se torna
absolutamente necessário para a consecução de alguma grande conspiração do
mal.
         Que os anjos não são meros espíritos desencarnados, parece claro pelas
palavras de nosso Senhor, em Lucas 20.34-36"  Com esta opinião de Bancroft concorda grande
número dos teólogos que se aventuram a pesquisar a origem dos demônios.
Porém, o quase que total silêncio das Escrituras quanto a este assunto, parece
sugerir que a origem desses seres de extrema maldade, se constitui em mais um
dos incontáveis mistérios só plenamente conhecidos de Deus. Portanto, neste
caso, a prudência nos recomenda não afirmar com certeza aquilo que a Bíblia não
diz com clareza. Quanto à natureza moral, os demônios são maus e maliciosos -
degenerados em seu caráter (Mt 8.28; Lc 4.33,36; 9.39); são vis e perversos -
baixos em sua conduta (Mt 15.22; Lc 9.39); são servis e obsequiosos - degradados
em seu serviço - o serviço que prestam a Satanás (Mt 12.24-27).

Obs:  Um anjo tem um corpo espiritual,sabemos pela física que um corpo não entra em outro,no caso dos demônios parece que sua punição foi ter Deus lhes deixar destituido dos seus corpos.
Deixe sua opinião e comentário e contribua com este estudo.

Seja um frequentador,aluno da EBD E Cultos de Doutina.

A Luz da Bíblia.

Anjos caídos. Onde eles habitam segundo a Bíblia ?


     Muitas pessoas tem dúvidas quanto ao mundo espiritual,queremos deixar aqui nossa contribuição para esclarecimento desta doutrina,que faz parte da nossa teologia . Os anjos que se rebelaram contra Deus e foram expulsos do seu habitar natural tiveram um novo destino, onde estão , onde habitam e qual será seu futuro eterno ? Obs: Não confundir estes com os demônios ,no qual abordaremos em outra postagem....
     De acordo com a Bíblia, os anjos caídos habitam tanto no Inferno como nas regiões
celestiais. Na Bíblia, a palavra "inferno" tem significados que variam de acordo com
o texto em que é citada. Existem quatro termos na Bíblia  (Edição Revista e Atualizada) que são traduzidos por inferno: Sheol, Hades, Gehenna e Tartaroo ,com as seguintes definições:
- Sheol - o mundo dos mortos (Dt 32.22; Sl 9.17).
- Hades - é à forma grega para a do hebraico Sheol, e significa o lugar das almas
que partiram deste mundo (Mt 11.23; Lc 10.15; Ap 6.8). .
- Gehenna - termo usado para designar um lugar de suplício eterno (Mt 5.22,29,30;
Lc 12.5).
- Tartaroo - o mais profundo do abismo do Hades, e significa: encarcerar no
suplício eterno (2 Pd 2.4; Dn 12.2).

    Não obstante Pedro e Judas concordem que os anjos caídos estão no Inferno e
presos por algemas eternas, para o juízo, podemos crer que nem todos eles foram
confinados ao Inferno, no princípio. E mesmo os que ali estão, estão aguardando a
sentença final que será proferida por Deus, quando então, serão lançados no Lago
de Fogo (Mt 25.41; Ap 20.10,14). Esses anjos e espíritos maus que jazem no
Inferno, presos em algemas eternas, terão uma permissão breve para daí saírem e
somarem esforços com Satanás na Terra, no período da Grande Tribulação. Eles
terão a forma de gafanhotos, conforme descritos no Apocalipse. Serão uma
espécie de querubins infernais, em todos os sentidos, contrários aos seres vivos
que estão diante do trono de Deus, no Céu. Que os anjos caídos habitam também
as regiões celestiais, os ares, é ensino salientado tanto no Antigo quanto no Novo
Testamento. Expressões tais como: principados, potestades e forças espirituais,
falam não só do lugar onde habitam os anjos caídos, mas também do poder e
decisão que eles exercem no cumprimento de suas obrigações infernais.
  Não se esqueça,no final de tudo ,o diabo e seus anjos serão lançados no lago de fogo
e sofrerão no castigo eterno. 

  Deus te abençoe ,em Cristo.
Valorize o Ensino Bíblico na sua igreja,Jesus mais ensinou do que pregou.

                       Pb.Eli Mauricio Baptista. Meu contato : 24 992594371 WhattsApp

Seja um frequentador,aluno da EBD e cultos de doutrina.
Portal A Luz da Bíblia
Ouça o programa A Luz da Bíblia,todos os sábados ,a partir das 20:00h

sábado, 18 de fevereiro de 2017

Como transformar e renovar a nossa mente pela Palavra de Deus ?

     Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
  E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Romanos 12:1,2



    Nossos pensamentos podem controlar nossas palavras e acções ,por isto é muito importante o que se passa na nossa mente.  O texto acima nos diz para apresentarmos nosso corpo como savrificio vivo ,não quero entrar no mérito deste sacrificio nesta postagem, deixemos para outra , mas quero focar na renovação do entendimento,já lembrando que renovando seu entendimento como vamos lhe apresentar,você já estara apresentando o corpo em sacrifício vivo.
    Sabemos que o mundo em que vivemos se opões contra tudo o que é de Deus,pois ele jáz nos maligno 
( 1 Jo 5.19 ) nos diz isto, ele esta  dominado pelo maligno e este por sua vez,atrai os homens pela  comcupiscência da carne,a dos olhos e a soberba da vida ( Jo 2.15-16 ) Diante disto: precisamos ser"transformados pela renovação do vosso entendimento." (Rm 12:2). 
   Agora,Como podemos fazer isto, já que, se a biblia fala , e eu creio que Deus jamais nos pediria algo que fosse impossível de fazermos...
       Fazemos isso principalmente através do poder da Palavra de Deus  e para nos transformar
,recisamos :
   Ouvir A PALAVRA (Romanos 10:17),
   Ler a Palavra  (Apocalipse 1:3),
   Estudar (Atos 17:11),
   Memorizar (Salmo 119:9-11),
   Meditar na PALAVRA  (Salmo 1:2-3) a Escritura.
A Palavra de Deus, ministrada nos nossos corações pelo Espírito Santo, é o único poder na Terra que pode nos transformar qualquer pessoa,pois ela é viva e eficaz ( Hb. 4.12  )  Na verdade,isto é tudo o  que precisamos para sermos feitos "perfeitos e perfeitamente habilitados para toda boa obra" (2 Timóteo 3:16, ACF). O resultado é que seremos capazes de experimentar "... qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:2 b).
É a vontade de Deus para cada crente que ele seja um sacrifício vivo para Jesus Cristo.

    Deus te abençoe grande mente.
                               Em Cristo : Pb.Eli Mauricio Baptista 

Ouça o programa A luz da Bíblia,todas os sábados as 20:00h na web Rádio ADPetrópolis
www.adpetropolis.org. Ouça no notebook ou pc pelo site,ou baixe o aplicativo
para android ou IOS
 

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

O SUMO SACERDOTE NO ANTIGO TESTAMENTO



   
     O sumo sacerdote, personagem principal da vida religiosa de Israel,era o superintendente dos demais sacerdotes, sobre eles exercendo autoridade e liderança. Chamado também de príncipe (At 23.5); suas vestes destacavam-no dos demais companheiros (Êx 28).

 A competência do sumo sacerdote.
A ele cabia ministrar a consagração dos reis (1 Rs 1.32,33),presidir julgamentos (Dt 17.8; Mt 2.6,7) e entrar no Santíssimo uma vez por ano, no dia da grande expiação,com o sangue do sacrifício, ocasião em que trajava uma túnica de linho fino (Lv 16.1-15), semelhante à que Jesus vestia, quando João O viu.


Portal A luz da Bíblia.

O lago de Fogo

   
O lago de Fogo

O Lago de Fogo (Ap 20.14) e seu equivalente da “Se-gunda Morte” devem ser tomados como sinônimos de “Gee-na”. É este o lugar onde obicho não morre e o fogo nunca se apaga (Mc 9.46).
“A palavra hebraica primitiva que descreve este lu- gar, como no Antigo Testamento é “Tofete” (Is 30.33; Jr 7.31,32). Mas a palavra grega é “Geena” (Mt 5.22,29,30; 10.26; 23.14,15,33). Como “Geena” este lugar tenebroso tem diversos sinônimos ou equivalentes:
O fogo eterno (Mt 18.8 e ss; 25.41);
O fogo inextinguível (Mt 3.12; Mc 9.44-48);
O fogo e o verme (Mc 9.48);

À fornalha ardente (Mt 13.42);
O lago de fogo (Ap 20.14);
Fogo e enxofre (Ap 14.10; 19.20; 20.10). De acordo com Gênesis 19.14; Salmos 11.6; Ezequiel 38.22, este foi o casti- go de Sodoma e Gomorra.
Nos elementos doutrinários: as trevas exteriores (Mt 8.12; 22.13; 25.30); 0 castigo eterno (Mt 25.46 etc).

     Jesus empregou o termo “Geena” 11 vezes, sempre no sentido literal.(151) Ali sempre havia fogo aceso, servindo desta maneira para figurar o Lago de Fogo que arde eternamente. A palavra encontra-se em Mateus 5.22,29,30; 10.28,29; 23.15,33; Marcos 9.43,45,47; Lucas 12.5; Tiago 3.6.

      Em cada caso, com exceção do último, a palavra sai dos lábios do Senhor Jesus em solene aviso das conseqüências do pecado. Ali era o lugar onde era jogado o lixo. Isso corresponde a um lugar com mau cheiro, fumaça e odores de putrefação que se encontra fora das cidades. O significado do pensamento combina com as palavras de Jesus,quando descreve esse lugar (“onde o seu bicho não morre, e 0ofogo nunca se apaga”).

A Luz da Bíblia

domingo, 5 de fevereiro de 2017

Como estudar, aprender a BÍBLIA ?

   Simples,há várias maneiras de você aprender a Bíblia. O primeiro conselho que te dou ,é que ore sempre,pedindo a Deus para te fazer entender tudo o que for estudar, Você pode começar lendo a própria Bíblia,há muitos textos que se interpretam,ou ,são tão claros que você mesmo entenderá. Pode aprender nos cultos de ensinos DE UMA IGREJA,na Escola Bíblica Dominical , em seminários ,Faculdades teológicas etc...                    Existem boNS,ÓTIMOS livros, e comentários bíblicos ,dicionários ,chaves bíblicas entre outros com explicações deste maravilhoso livro que é o manual da humanidade.Estes  livros e comentários muitos são utilizados em todos os níveis de estudo teológico, do básico ,médio, Bacharel etc. Se você ,tem a capacidade de ler, aprender sozinho " autodidata " ,então, não há limites para o seu conhecimento.Na internet também há vários sites sérios de pessoas e igrejas comprometidas com a verdade.

Aprenda,estude,leia,compare,indague... 
   Procure uma igreja ou um seminário teológico sério para você aprender, assim como tem livros que só servem para ser queimado pelo fogo,há também sites, e igrejas e seminários ruins,use a inteligência e o bom senso,peça a Deus orientação e CERTAMENTE ELE TE GUIARÁ,peça com fé,onde quer que vocè esteja.

Quanto aos Retiro de carnaval

 
   Alguns criticam,mas há aqueles que evangelizam neste dia e com resultados muito mais positivos,porque almas se rendem aos pés do Senhor, entendo que são pessoas preparadas em todos os sentidos mas, as igrejas tem o ano todo para preparar-se para isso.
Vai chegando o carnaval, e começam os retiros. Nada contra,pelo contrário, como hj temos algumas mentes fracas está arriscado se misturar e cair na gandaia. Qual é o objetivo de um retiro?  Trazer avivamento e espiritualidade, além de proteger, e aproveitar os dias de feriados,certo?
    Quanto ao resultado.
Qual o resultado desses retiros?   Bom,alguns são batizados no Espírito Santo e tem experiências espirituais...  ,Isto pode ter também na igreja.  Talvez você esteja querendo saber onde quero chegar,sim,quero chegar no pós retiro onde praticamente nada muda,nas pessoas,se muda é interiormente e não é exteriorizado, continuam as mesmas. O maior interesse de Deus é a salvação de almas,se alguém volta cheio do retiro pelo menos este ou quem mais foi,era para voltar com sede da palavra, sede de evangelização é mudança de vida,mas as coisas continuam na mesma,a história se repete. Veja bem,não quero dizer q isto não seja válido, mas parece que há uma superstição nestes retiros, que as vezes ultrapassa a verdadeira lógica e espiritualidade.  Para cada ação, há uma reação, e a reação de alguém abençoado,cheio,seria abençoar e recrutar mais adoradores para o reino de Deus. Se utilizassem o mesmo entusiasmo para evangelizar,orar e fazer outras coisas para o reino também seria uma bênção além das fronteiras pessoais.
   Que o Espírito nos mude a cada dia para servirmos a Deus com sabedoria, inteligência e coerência, buscando a cada dia a vontade de Deus.
   Busque a ele,se entusiasme por ele e pela obra,em todos os tempos,momentos e situações.
   Perdoa-me,talvez esteja errado,mas fique a vontade para postar, comentar,e me fazer ver o que não consigo enchergar ou entender.

By
Eli Maurício Baptista
Ouça o Programa, A luz da Biblia.  Todos os sábados as 20:00h na adpetropolis.org

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

A cura de uma mulher com hemorragia. Desenho animado. Midinho.


Ajudando o próximo . Desenho animado. " Midinho "


O Ministério Pastoral feminino

   
   Com muito respeito quero abordar neste post este assunto tão debatido.Meu objetivo na bíblia será sempre extrair a verdade somente, a verdade,de modo que não tenho nenhum interesse pessoal em denegrir a imagem de igrejas que adotam o ministério pastoral feminino. Como digo muitos dos nossos temas são sobre perguntas que nos fazem no dia a dia ,então vamos descorrer sobre este  assunto aqui em nosso blog, e deixo em aberto para você que quiser comentar  abaixo ,para contribuir independente se sua posição é a favor ou contra,poste os vercículos em que nos dão a base para tal,para que possamos com certeza analisar.
       Se não estou errado Durante  alguns séculos nunca se ouviu falar em mulheres no ministério. Isso é uma questão recente esta polêmica não vem de um contexto teológico, mas político-social dos Estados Unidos, na virada do século 19 (ela teve seu berço no meio evangélico em 1848 com a convenção de mulheres na capela da Igreja Metodista Wesleiana, em Seneca Fall, New York, nos EUA).

    Será que  até este tempo a igreja errou? ,sendo injusta com as mulheres ,não dando a elas a oportunidade, seja por machismo ou outro tipo de discriminação? 

  Vamos relembrar alguns tesxto A luz da Biblia. 

  Na lei de Deus no Antigo testamento você não vai encontrar nenhuma  mulher sendo  sarcedotisa,Deus estabeleceu os sacerdotes..  Mulheres tiveram funções importantes , como profetizas e não pastoras com ofício no tabernáculo ou no templo,Juíza por  exemplo era uma função Civil, só o homem era a pessoa separada por Deus para governar.,este era o sacerdócio , só homem,se precisamos de outros textos para apoiar uma doutrina,não o temos...
    Em outro post,falaremos sobre as mulheres que tiveram suas grandes participações na história Bíblica.

   O Apóstolo Paulo ordenou apenas homens ao presbitério (At.14:23); nenhuma mulher foi chamada para acompanhar Paulo e Barnabé (At.13:1-3); o Espírito Santo constituiu bispos e não bispas (At.20:28); Em Filipos haviam bispos e diáconos, não havia bispas e diaconisas (Fp.1:1); Paulo não ensinou ordenação de mulheres (1Tm.3:1-5); a consagração ao ministério era realizado por intermédio do presbitério, que era composto de homens (1Tm.4:14; 5:17,22); em Creta, onde haviam muita imoralidade (inclusive homossexualismo e lesbianismo), apenas homens foram prescritos para o presbitério (Tt.1:5). Pedro não menciona mulheres presbíteras em suas cartas (1Pe.5:1-4); Tiago não incluiu as mulheres entre os presbíteros, para fazerem orações de fé (Tg.5:14). Hebreus também não menciona mulheres entre os pastores (Hb.13:7,17). Em ( Atos 6,3 )escolheram para 7 homens.

     Segundo estudiosos ,nos originais , nos manunscritos não existem nem um vestígio para tal coisa ,seja baseado em Romanos ( 16.) ou nos textos de Timóteo.
     No caso tão conhecido de Febe,provavelmente Paulo não tinha ninguém preparado para tal tarefa e no caso do texto de Timóteo ,as mulheres ali,são as esposas de obreiros. Não quero aqui discorrer sobre a participação abundante das mulheres tanto no antigo quanto no novo testamento ,isto é um fato no quanto muitas delas contribuiram e até hoje contribuem em alguns casos tão bem ou melhores que homens, elas estão pregando,ensinando,liderando departamentos femininos entre muitas outras coisas, elas podem orar ,desenpenhar várias tarefas na igreja, mas Deus estabeleceu o HOMEM COMO LIDERANÇA , desde lá do Édem podemos observar isto por toda as escrituras sagradas. No final da carta aos Romanos,Paulo faz seus agradecimento a oito mulheres, ele menciona Priscila na frente de áquila ,elas as mulheres são essênciais a obra.

   Temos que entender que é Deus quem dá as diretrizes para a igreja e não o homem. Quando Deus ordenou a contrução do tabernáculo,cada peça tinha que ter seu  material,peso,medida segundo o que ele estabeleceu, o pão da proposição por exemplo tinha seus ingredientes com suas medidas , nem a mais e nem a menos, mas hoje nós queremos colocar na igreja o que Deus não estabeleceu.      Conquanto as mulheres sejam mencionadas com grande destaque nas páginas do Novo Testamento, aparecendo na linhagem e no ministério de Cristo (Mt 1.3,5,6,16; Lc 8.1-3), Deus priorizou os homens, em regra geral, no que tange ao pastorado e aos ministérios afins (Ef 4.8-11). Mas isso não significa que as mulheres não podem trabalhar para Deus. 

   Se alguém acha que Paulo era Machista,então o que falar de Jesus que escolheu 12 homens,poderia ter escolhido a mãe dele para ser Apóstola.Quando foram escolher um para o lugar de Judas,tinha várias mulheres ali,porque não escolheram uma  ??? Para quem acha que na igreja é tudo igual e que Deus não gosta de hierarquia, então não leu direito a Bíblia.”. precisam  estudar passagens como Gênesis 1; Números 2; Atos 15.6,22; 1 Coríntios 12.28,29; 15.23; 1 Tessalonicenses 4.16,17; 5.23, etc. Observe especialmente os termos “primeiramente”, “em segundo lugar”, “em terceiro lugar”, “

     Nosso post não é nada pessoal, a bíblia nos diz para respondermos a qualquer um que nos pedir...   Caso você tenha uma opinião contrária , não se preocupe,somos irmãos em Cristo,o que nos une é maior, fique a vontade , digo para comentar abaixo o texto que você acha que da base para isto, vamos orar , analisar e pedir o Espirito para nos iluminar o entenmento,estudar a bíblia sem sem oração leva ao fanatismo ou a desvios doutrinários. O Espírito é o autor... E Intérprete.

Ouça o Programa A Luz da Bíblia. Todos os sábados as 20:00h .    www.adpetropolis.org

Pb.Eli Mauricio Baptista.


Não há salvação após a morte.



 E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo, Hb.9.27

           Meu intuito aqui não é exaustar o assunto,mas descomplicar de vez e te dando a resposta a luz da Bíblia, de que não tem reencarnação,não tem purgatório,não existe chance após a morte.
     Segundo a Bíblia existe  um lugar de tormento para o diabo e seus anjos e todos os que rejeitaram Cristo como Senhor e salvador.

Mateus 13:42, Jesus diz: "E lançá-los-ão na FORNALHA DE FOGO: ali haverá pranto e ranger de dentes


    Se tiver de fazer algo por alguém,faça em vida,após a morte nada mais poderá fazer,pois segue-se o Juizo.   Quando no grande Julgamento  onde todos os mortos dos séculos serão julgados e Deus abrir os livros e um deles é o da VIDA e não achar o nome da pessoa ,do indivíduo lá...


E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. 12 E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. 13 E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. 14 E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. 15 E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.” (Ap 20:11-15)


Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.   Jo 3.18

Em Mateus 25:41, Jesus diz: "Apartai-vos de mim, malditos, para o FOGO eterno,. . .

  a VIDA é feita de escolhas, cada indivíduo é responsável por sua vida.

Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao Senhor.
Josué 24:14

Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal; ( Deut. 30.15 )

Jesus falou mais do inferno do que outra coisa,como não dá ibope ,muito pouco se fala deste lugar desagradável, mas quando omitimos estamos contribuindo indiretamente  para que as pessoas vão para este lugar terrível.



"fogo" Mateus 7:19, 13:40, 25:41 
"fogo perpétuo" Mateus 18:8, 25:41 
"eterno juízo" Marcos 3:29 
"fogo do inferno" Mateus 5:22, 18:9, Marcos 9:47 
"juízo" Mateus 23:14, Marcos 12:40, Lucas 20:47
"condenação do inferno" Mateus 23:33
"ressurreição da condenação" João 5:29 
"fornalha de fogo" Mateus 13:42, 50 
"o fogo que nunca se apaga" Marcos 9:43, 45 
"o fogo nunca se apaga" Marcos 9:44, 46, 48 
"onde o seu verme nunca morre" Marcos 9:44, 46, 48 
"pranto e ranger de dentes" Mateus 13:42, 50 
"pranto e ranger de dentes" Mateus 8:12, 22:13, 25:30 
"tormentos" Lucas 16:23 
"atormentado nessa chama" Lucas 16:24 
"lugar de tormentos" Lucas 16:28 
"trevas exteriores" Mateus 8:12, 22:13 

"tormento eterno" Mateus 25:46



  Salve-se enquanto é dia,enquanto há vida em você. Jesus é o Salvador e tem um lugar no céu pra você que não nasceu para ir para o inferno
Que Deus te abençoe, que o Espirito encontre em nós um coração quebrantado,sempre !!

Portal A Luz da Bíblia.
Pb.Eli Mauricio Baptista

Ouça o programa A Luz da Bíblia, com temas fundamentais para nossa fé. Tosos os sábados as 20:00 , na Web Rádio ADPetrópolis.  www.adpetropolis.org

Não limite Deus dentro das quatro paredes. " O verdadeiro templo "


           
 Alegrei-me quando me disseram: Vamos á casa do SENHOR.  (Salmos 122:1)
       Esta tão conhecida e linda expressão do Salmista nos lembra certamente quando vamos ao templo,a nossa igreja,comunidade ,congregação ou como  você queira chamar. A questão é que não podemos nos limitar só a isto,ao nosso culto coletivo como igreja,mesmo sendo um corpo que na visão de Senhor e estabelecido por ele nós somos o verdadeiro templo a casa de Deus. Leia os texto abaixo.

   O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;     (Atos 17:24 )

Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? ( 1Co 3.16 )

     Você pode cultuar a Deus também sozinho,na sua casa,no seu carro em qualquer lugar que você estiver pode adorar,orar entre outras coisas ,e pode ter certeza que se você fizer com fé em Deus ele vai receber e responder também as petições.  Quantas orações minhas não foram respondidas de vários lugares diferentes fora da igreja,quantas vezes no carro em casa ou no trabalho não sentimos a presença do eterno,não limite o poder de Deus,não cristalize sua forma de fazer as coisas.   O que quero com este texto é que você não se limite a igreja ao templo com paredes...
    Na igreja nos reunimos por exemplo para fazer coisas que não podemos fazer em um culto individual, por exemplo ministrar a  ceia,ofertar entre outras coisas também, não se esqueça que nem todos  tem um templo, não se limite ao que você consegue ver; Por exemplo se povos nativos receberem a Cristo provavelmente pela sua cultura se reunirão em ao ar  livre, mas veja bem o que Jesus disse :

Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.
                                                                                                            ( Mateus 18:20 )

    Portanto onde quer que você esteja ,cultue ao Senhor e não deixe de frequentar a igreja,o templo,a comunidade onde juntos nos reunimos para ceiar,ofertar,ministrar uns aos outros,nos agrupar como um exército para a batalha,e também  como uma família .
  Sei que talvez hoje esta meio difícil,mas procure uma igreja séria para você congregar,converse com quem a Pastoreia , entregue sua vida a Jesus se não a entregou e, um conselho : Não olhe para as falhas dos homens ,somente para Jesus,pois a salvação é individual, salva a tua alma,a da tua família e pregue o evangelho para todos quanto puder. Deus enche a terra e o céu,ele esta em todo lugar. Outra coisa, Jesus só tem uma igreja,lá no céu ele não vai chamar por denominação,vai te chamar pelo teu nome.

Deus te abençoe.

E.Mauricio Baptista

Convido você para ouvir nosso programa : A Luz da Bíblia. TODOS os sábados as 20:00h na adpetropolis.org.  

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Cuidado, O pecado Jáz a porta. GN.4.7

  
  
Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.
( Gênesis 4:7 ) 

       Acima esta o nosso texto base. A cada dia ficamos abismados com notícias de lá e de cá, sobre pessoas cedendo ao homossexualismo,adultério,fornicação,pedofilia,roubos e todos tipos de pecados que geram a morte como relatado pela bíblia, como a bíblia é o manual da humanidade prefiro consultar nele o porque isto acontece,claro que não é novidade talvez pra você, mas vamos relembrar alguns importantes princípios.

                                             Como começa este processo ?

Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.  Pv.4.23

       Tudo começa na mente,como uma necessidade,da mesma maneira quando você está com sede e sua boca pede água . O que passa em nossa mente se transforma em desejos,palavras e atos,se você for alimentando isto,já era...Foi o que aconteceu com Caím e outros personagens bíblicos ,e não será diferente conosco. Leiamos o texto abaixo .

  Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência; 
Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.   ( Tg.1.14,15 ) 

     No caso de Caím ele tinha raiva,ciumes,ódio e isto acabou levando ele a assassinar o seu irmão , caso ele não tivesse alimentado este desejo ,certamente isto não aconteceria. E você  ?, TEM ALIMENTADO ESTE DESEJO MAU QUE ESTÁ DENTRO DE VOCÊ ? , ou tem repreendido pelo poder do Sangue de Jesus.

                                     Nossa diferença dos incrédulos. ( Rm 8.8-10 )

  Nós temos o Espírito Santo para nos ajudar de várias formas, os ímpios não , então claro que é comum certas atitudes e práticas para eles .

                                               Nossa lutar interior  ( Gl 5.17 )

     Sabemos que nossa natureza carnal tenta nos dominar a todo momento,como dois cães de mesmo porte sempre brigando,mas aquele a quem você alimentar mais este vai vencer.   A questão das pessoas sejam crentes ou não estarem caindo em tantos pecados considerados pela Bíblia,obras da carne ,é simplesmente que eles tem alimentado este desejo,e vou além, muitos não praticam porque não tiveram a oportunidade de faze-lo.  Esta luta diária ,só pode ser vencida com uma disciplina mental e espiritual, coisa que ninguém tem paciência , treinar a mente  a se concentrar nas boas coisas,ocupar a mente com coisas sádia como esta relatado no texto bíblico abaixo.

 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. ( Fp 4.8 )

                                                    O pecado esta a porta

Este desejo esta te tentando,esta sendo gerado dentro de você ,ao invés de repreender,fugir,se desviar tu ,esta alimentando, cedendo ,então já sabe no que vai dar. Além dos danos espirituais podem ter consequências físicas e morais. Você sofre,a família sofre etc.   Pense bém, não vale a pena pagar o preço,não vale a pena experimentar , costumo dizer, que quem começa com estes desejos e uma vez cede , a maioria não consegue parar depois, vira uma rotina, está de pé hoje e daqui apouco não se firma mais, perde a autoridade de um modo em geral.
    Que Deus nos guarde de todo o mau e que nós possamos manter o Senhor como muro de fogo ao nosso redor e toda a armadura de Deus no nosso dia a dia.
     Procurei de uma forma simples te passar esta verdade sem muita enrolação teológica, o meu objetivo é que você entenda a mensagem.  Que o Espirito te ajude no que for necessário.

Em Cristo

E. Mauricio
Portal A Luz da Bíblia

Predestinação ? " Deus amou a Jacó e aborreceu a Esaú " Como entender este versículo ?

   
    Um dos vercículos preferidos para quem defende a predestinação é este de  (  Rm 9.11-13 ),olhando a grosso modo se assim podemos dizer,parece que ele apoia a tão famosa doutrina da predestinação  e se opões a doutrina do livre arbítrio, será mesmo que Deus rejeitou,odiou a Esaú ?
       Queridos estudantes da Bíblia precisamos entender que Deus aqui esta falando de uma nação, não de indivíduos, este é o primeiro ponto. Jacó aqui é Israel , Esaú é ( Edom ), se você ler com bastante atenção o texto abaixo,concluirá esta decisão

 “E o Senhor lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor”.  ( Gn 25.23 )

    Estes entre outros textos que abordaremos aqui em outra oportunidade veremos que Deus apóia a predestinação de povos,nações e não de indivíduos,antes destes dois nascerem houve uma eleição corporativa, não individual, não consigo ver Deus escolhendo um para ser morador eterno do cèu e outro para ser morador eterno do inferno,este tipo de conversa não existe na bíblia, temos uma responsabilidade pessoal de escolha,foi o que aconteceu com nossos pais no Édem, escolheram errar, pecar,os anjos que deixaram seu principado, escolheram não servir a Deus, por isto defendemos o livre arbítrio...
     Deus não aborreceu a Esaú mas os Edomitas decorrente dos seus grandes e terríveis pecados como você pode ler em Número 20 e também no livro de Obadias , você já leu estes textos ?? Agora veja bem ,isto também não quer dizer que este povo foi de antemão condenado só porque pertenciam a Edom  (Cf. Am 9.12 )   Como a Bíblia se interpreta com a Bíblia , mesmo que uma nação ou o mundo esteja condenado ,INDIVÍDUOS  podem,se crerem, ser salvos,(  Ap 7.9 ).
       Estou aqui também me lembrando de Nínive  e Rute , uma Moabita,que também pertencia um povo rejeitado por Deus .   Independente de qualquer pensamento ou argumento nosso, devemos saber que tudo é de Deus, atrás de todas as coisas está a ação dele e nada neste mundo se move sem um propósito.

    Espero ter esclarecido um pouco pra você a palavra de Deus. Fique a vontade para comentar, Deus te abençoe.

Eli Mauricio Baptista.

Meu WhattsApp. ( 24 9 92594371 )